Do pastor Maurino Rocha, na cidade de Sorocaba.
Ano, 2006
Depois de ter implantado diversas igrejas pelo estado de São Paulo, inclusive no litoral, senti uma necessidade de tirar umas férias no quesito pastoreio. Deixei a ultima igreja que estava pastoreando na grande São Paulo, e fui para a casa da minha família no interior, na região de campinas, mais precisamente, na cidade de Limeira, antiga terra da laranja. Estando lá em oração e com os olhos espirituais bem abertos, recebi uma ligação do pastor Amauri de Souza, que saudade, dizíamos um para o outro, dos velhos tempos de seminário na cidade de Pindamonhangaba, no vale do Paraíba, também no interior do estado de São Paulo. Ele morava na bonita cidade de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina. Muita praia, areia, gente bonita, e um lugar propicio para uma reflexão espiritual, e, era exatamente o que eu precisava... Ele fez-me o convite para passar uns meses lá, e senti muita paz no coração com a proposta, e não muitos dias depois eu já estava no ônibus marchando para este paraíso no sul do país. Cheguei lá 5:15 hs da manha, e meu amigo já estava lá me esperando.
Porque narrei isto! Por que foi aqui nesta região que Deus fez-me sonhar com a cidade de Sorocaba. Passei vários meses nos montes orando e jejuando ao Deus Eterno, e ele ouviu o meu clamor. "Elevo os meus olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do senhor que fez os céus e a terra" Sl 121:1-2 ; "Busquei ao Senhor, e ele me acolheu, Livrou-me de todos os meus temores" Sl 34: 4. Estes versículos expressam o que fui fazer neste estado, tirei uns meses para ir a casa do oleiro e experimentar um novo tempo em meu ministério. Foi eletrizante!!!
Oito meses de consagração. Após a semente que o Senhor Jesus havia plantado em meu coração, voltei para o estado de São Paulo, com uma voz dizendo: nesta peleja não estarás sozinho, eu vou adiante de voz abrindo e tocando os corações. O Deus Espírito Santo, fez-me lembrar de um amigo que estava morando na cidade de Sorocaba. Imediatamente liguei para ele e contei-lhe sobre o projeto que Deus tinha plantado em meu coração. Ele perguntava-me, pastor, como abriremos a igreja, eu não tenho dinheiro e estou atravessando uma fase difícil em minha empresa, disse ele. Eu disse-lhe o seguinte; O DINHEIRO NÃO TRAZ A FÉ, MAS A FÉ TRAZ O DINHEIRO! Falei-lhe isto repetidas veses.. Ele precisava crer, e eu, permanecer na fé de Abraão. Esta era minha frase favorita durante os primeiros meses aqui na cidade de Sorocaba.
Marcos 11:23. E eu tenho a fé, ousadia, determinação, coragem, e sou violento no trabalho do Senhor. E através do nome de Jesus de Nazaré, milagres vão acontecer, no percurso da implantação da igreja. Acrescentei-lhe mais...
A Casa Pastoral. Cheguei aqui com uma mochila verde, camisa vermelha, calça jeans, sapato preto, violão enroscado atrás da mochila do lado direito, pois do lado esquerdo estava o violão que seria usado no louvor, e mais 70, setenta reais no bolso e o coração transbordando de fé abusada, como digo ate os dias de hoje. Deus preparou uma casa próximo a linha do trem no bairro São João, e começamos a reformar a casa para transforma-la em um ponto de pregação. O Irmão ney, sentiu de Deus em patrocinar as tintas e assim começamos os preparos no local, onde aconteceriam os primeiros cultos da Assembléia de Deus bom retiro,
Estiveram presente no primeiro culto, o obreiro Paulo Rogério e família, a Teresa, Ney, e algumas crianças da rua. Ah! Não esqueci do meu violão, que na época, eu tocava pior do que hoje!!!!! Mas o povo suportou-me e todos eram abençoados, pois tudo era feito com muito carinho, meu coração estava ali com os irmãos naquela semente que estava sendo lançada. Gloria a Deus!. Meses mais tarde, chegou o Pr Vilmar Simões que engrossou as fileiras da batalha, deixou para traz mãe, pai, família, trabalho e decidiu ouvir o chamado do mestre. Sou imensamente grato a Deus por esse soldado valoroso que tem lutado lado a lado em prol desta causa, ele sabe que a recompensa vem do Senhor Jesus, que é o dono da Seara. Mas fica aqui os meus sinceros agradecimentos a este servo do Senhor que abraçou comigo esta causa celestial, alias, a todos que abraçaram esta causa, falo dos obreiros, gideões, e contribuintes. Como já disse, só Deus pode tocar os corações das pessoas, como tocou o Dele. Ficamos na pastoral nove meses fazendo culto, e logo a igreja nasceu, tivemos que alugar um salão, e Deus preparou la no bairro magnólia, na Rua Celidônio do Monte. Volto a dizer, tudo foi com muita luta. Microfone, era coisa de rico, não tínhamos bateria, só nos sonhos. E mesa de som! Meu Deus!! Mas Deus usou pessoas para abençoar a igreja com instrumentos musicais, aparelhagem de som, um pastor que conheci nos emprestou o básico em aparelhagem. Tudo foi o Senhor quem fez, A Ele a gloria para sempre amem.
Transferência da igreja para avenida.
Depois de mais de um ano no antigo endereço, sentimos que era hora de levar a igreja para uma região mais popular. Novamente tirei uma semana para orar a Deus, juntamente com os irmãos lideres. E o Senhor Jesus nos deu ousadia e propomos a mudança para a avenida itavuvu. Todos apoiaram e de comum acordo começamos a procurar um salao. E Deus preparou para nos no atual endereço que estamos hoje:
Avenida Itavuvu 1600 - Vila Carol. Tudo foi muito interessante, como Deus fez, somente o senhor tem o poder de mecher com a alma da pessoa. E é exatamente isso que Deus esta fazendo na ADBR-Sorocaba, Deus sara a alma, o corpo, família, casamento, liberta dos vícios e da para pessoa uma direção na vida. Basta você entrar no salão e sentirás a paz na alma...Gloria ao nosso Senhor Jesus Cristo...